CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA REDAÇÃO CESPE
Os aspectos avaliativos da Banca Examinadora CESPE são constituídos de dois elementos: MACRO E MICROESTRUTURAIS. Os MACROESTRUTURAIS compreendem a apresentação e estrutura textuais (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e o desenvolvimento do tema:
-
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA TEXTUAIS - O critério LEGIBILIDADE avalia a nitidez e a inteligibilidade da caligrafia. Não é preciso caligrafia perfeita, mas é preciso distinguir bem cada letra. É possível usar letra de fôrma, desde que sejam destacadas as iniciais maiúsculas. No caso de erro em determinada expressão, passe um risco (um traço simples), escrevendo, em seguida, a expressão correta. O uso de parênteses para esta finalidade é considerado erro. Quanto ao critério RESPEITO ÀS MARGENS, deve haver distância regular e menor possível nas margens esquerda e direita, salvo na primeira linha de cada parágrafo, em que deve haver recuo que indica o começo do parágrafo, e na última linha de cada parágrafo, que pode terminar a qualquer distância da margem direita. A IDENTIFICAÇÃO DE PARÁGRAFOS diz respeito à abertura de cada parágrafo. É preciso incluir recuo de aproximadamente 2cm entre o início da primeira palavra de cada parágrafo e a margem esquerda.
-
DESENVOLVIMENTO DO TEMA - Diz respeito ao estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos, à objetividade da argumentação e à progressividade textual (desenvolvimento dos aspectos solicitados na ordem em que esses aspectos foram expostos no tema).
Os MICROESTRUTURAIS tratam da forma como a redação é escrita, segundo a norma culta da língua portuguesa, no que diz respeito à ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular. São avaliados especificamente os erros relativos à pontuação, à construção do período, ao uso de conectivos, à concordância nominal e verbal, à regência nominal e verbal, grafia e acentuação.
Além do conhecimento dos critérios avaliativos específicos da REDAÇÃO CESPE, o que mais você deve lembrar? Observe mais alguns detalhes:
-
A banca CESPE quer verificar a qualidade do seu conhecimento quanto ao conteúdo programático e temas da atualidade ligados ao conteúdo. No desenvolvimento do texto, a banca leva em consideração o ARGUMENTO DE AUTORIDADE, ou seja, a sustentação teórica referendada em autoridades – leis, estatutos, opiniões, ideias de especialistas/ autores renomados na área temática abordada.
-
Os tipos de redação mais solicitados pela banca CESPE são:
-
-
Dissertativo Argumentativo – Apresenta uma tese a ser defendida no texto, a partir de argumentos. Texto mais opinativo. O tema, neste caso, é comumente apresentado a partir de textos, os quais pretendem direcionar a argumentação, esclarecendo o candidato quanto ao tema. O desenvolvimento do texto dissertativo argumentativo é mais livre, porque a escolha dos argumentos fica a critério do candidato, mas deve haver uniformidade de linhas. A introdução e a conclusão são parágrafos menores. Os parágrafos de desenvolvimento devem apresentar quantidade de linhas semelhante. Não se pode copiar fragmentos do textos oferecidos.
-
Dissertativo Expositivo – Exposição de conceitos sobre um assunto específico. É um texto mais conceitual e informativo. Neste caso, geralmente se colocam alguns textos que antecedem o tema, depois é exposto o tema. Mais adiante, são expostos alguns tópicos. A redação deve versar exatamente sobre esses tópicos, elencá-los, seguindo a ordem em que foram apresentados, cada tópico deve constituir um parágrafo próprio. Não há estreita relação entre os parágrafos, por isso não é preciso usar conectivos para ligá-los. Não é preciso maior uniformidade de linhas, já que cada parágrafo versa sobre um aspecto diferente. No texto dissertativo expositivo não há necessidade de um parágrafo de introdução. Basta começar a escrever já falando sobre o primeiro tópico, usando apenas as duas ou três primeiras linhas deste mesmo parágrafo para apresentar o assunto.
-
A redação precisa ter, no mínimo, 3 parágrafos. Mas a utilização da estrutura tradicional da dissertação, quanto à elaboração de introdução, desenvolvimento e conclusão, é facultativa. Isso pode ser feito no caso de dissertação argumentativa, em que é preciso defender uma tese ao longo do texto. Mas não é preciso na dissertação expositiva.
-
Só se deve colocar título se for solicitado no comando da prova.
-
Se o candidato obtiver menos de 50% na prova discursiva ele é automaticamente eliminado. Os erros são descontados da nota relativa ao conteúdo. O conteúdo, para a banca CESPE, é muito mais importante que os aspectos formais da língua (aspectos gramaticais), mas obviamente quanto menor a pontuação descontada pelo erro gramatical, maior a chance de se obter boa nota na prova.
-
É possível escrever com letra de fôrma, desde que capitulada, diferenciando as maiúsculas das minúsculas. É possível repetir palavras, mas não se deve exagerar.
-
Escrever bem não é escrever difícil! A banca CESPE se interessa por textos objetivos e claros. O examinador não deve tentar entender o que está ali, tudo precisa estar claramente exposto. Quando houver dúvidas sobre a grafia de uma palavra, não arrisque usá-la, coloque um sinônimo.
-
Os comandos devem ser sempre obedecidos. No caso da dissertação argumentativa, o comando é o tema. No caso da dissertação expositiva, o comando é constituído pelos tópicos listados.
-
A redação deve ser escrita em terceira pessoa do singular.
-
Atente à caligrafia. É preciso ser legível. E atente à grafia de cada letra - Não reforce determinada letra em uma palavra, isso pode ser considerado rasura.
SUCESSO!
Profa. Eneyle Freitas