top of page

 

COMO ESCREVER REDAÇÕES PARA CONCURSOS?

Parece ser difícil colocar o pensamento no papel, organizar ideias de forma lógica e com respaldo teórico. Mas esta tarefa pode ser bem mais simples do que se imagina. Para escrever uma redação é preciso:

DOMÍNIO DO CONTEÚDO – O interesse da banca examinadora é perceber que o candidato apresenta suporte teórico no desenvolvimento do tema. Para tanto, o texto precisa mostrar informações consistentes e específicas a respeito do assunto discutido. E de onde vem o conteúdo? Da leitura, do estudo. Quem não lê e não estuda não tem o que escrever.

DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - Escrever bem é tratar o conteúdo de modo formal e consistentemente. Ou seja, conhecer as regras gramaticais, produzindo um texto com propriedade vocabular, coesão e coerência, empregando corretamente a concordância, a regência, a pontuação e a ortografia, aspectos fundamentais da norma culta.  

PRÁTICA DE ESCRITA – Depois de ler e de começar a escrever o que mais é preciso? Continuar escrevendo! Esta é a chave do sucesso. Ainda que domine o conteúdo e as normas gramaticais, para que se construa uma boa redação é preciso muito treino. Desse modo você testa as habilidades teóricas e técnicas e faz diagnóstico dos erros para que possam ser ajustados. Por isso, durante o período de prática, é preciso sempre submeter a redação a uma correção especializada, baseada nos critérios avaliativos específicos de cada banca.

Para elaborar uma redação é preciso ter algumas habilidades: saber planejar, selecionar, associar e sintetizar ideias. Aí está um dos problemas da redação: no dia-a-dia não é tão difícil escrever, você tem calma, tem tempo, tem o material de apoio para ler e pesquisar. Mas na hora em que está fazendo a prova do concurso tudo já tem que estar pronto, não há tempo de reescrever, de repensar, de ler,  pesquisar. Além de não ter mais tempo para nada disso, há o nervosismo do momento. E é preciso saber lidar com isso.

 

NÃO DUVIDE: se estiver bem preparado é mais fácil superar o nervosismo e fazer a caneta deslizar mais seguramente no papel. Veja minhas sugestões:

Durante o EXERCÍCIO DE ESCRITA é importante praticar a partir de temas utilizados anteriormente pela banca - A prática deverá ser com temas ligados à atualidade para ficar em conformidade com os critérios avaliativos da banca, os quais devem ser detalhadamente conhecidos.

Não se esqueça de EXERCITAR A LEITURA. No caso da redação de concurso é preciso ter informações específicas sobre temas da atualidade. Vale destacar que um repertório não deve ser constituído apenas de informações da mídia televisiva, cujo caráter é imediatista e fragmentado. Deve ser constituído principalmente a partir da leitura de textos opinativos/informativos/argumentativos. A qualidade da informação e da leitura assegura a construção do repertório teórico. Além disso, é preciso ter domínio sobre o conteúdo programático, ter informações minuciosas sobre todo o assunto estudado. 

É importante também EXERCITAR A ELABORAÇÃO DE RASCUNHO. O rascunho transmite mais segurança na construção do texto definitivo. Entretanto, pode ser complicado fazê-lo no momento da prova do concurso, devido ao escasso tempo. Por isso, é preciso não só exercitar o hábito de fazer rascunhos como o de fazer esboço. O esboço é um rascunho simplificado que sintetiza as ideias do texto definitivo. Ele deve ser feito em tópicos, em formato de um pequeno esquema. Cada tópico deve ter um ou dois períodos no esboço e cada tópico dará origem a um parágrafo de sua redação. Se não der tempo, de jeito nenhum, para fazer o rascunho na prova, pelo menos o esboço é preciso fazer. Estou falando da importância de praticar o esboço, mas veja bem: vamos considerar que você fará tudo que puder para sobrar tempo para o rascunho no concurso, ok? 1h20min é tempo razoável para a redação, considerando que o tempo máximo para as questões objetivas e discursiva será de 4h30min. 

Resumindo: escrever a redação definitiva sem fazer, ao menos, um esboço, pode ser muito arriscado. Por isso, enquanto estiver se preparando, exercite a elaboração de ambos - o rascunho e o esboço. Mas ache tempo para fazer o rascunho na redação do concurso! 

É de fundamental importância EXERCITAR O TEMPO! O relógio é um aliado necessário à prática de redação. O tempo máximo ideal é de 1h30min. Comece a partir daí, e em seguida comece a exercitar escrever em um tempo menor – 1h20min. Depois tente continuar praticando a escrita de redação para chegar à construção definitiva em 1h, que seria o ideal. Não é impossível. A agilidade depende da prática, além do conhecimento. 

Antes de partir para a redação definitiva, EXERCITE O HÁBITO DE REVISAR. Faça uma revisão atenta e detalhada do rascunho, revise os aspectos gramaticais, a pontuação, a ortografia. Revise tudo e com muita atenção! Esta técnica permite o ajuste de possíveis equívocos gramaticais.

Agora, depois de tudo isso, pense:  de que adianta escrever redações e não FAZER A CORREÇÃO? É preciso conhecer os erros cometidos para, a partir daí, estudar as questões de gramática referentes a tais erros e praticar os ajustes. Além da gramática, também é preciso que o corretor aponte a pertinência do conteúdo e da abordagem, a organização/progressão de ideias, a legibilidade, o respeito às margens, entre outros aspectos, a depender dos critérios da banca.

bottom of page